sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Maias-Organização e Período Pré-Clássico

Organização política e social

   Extremamente hierarquizada, a sociedade maia contava em cada cidade-estado com uma autoridade máxima, de caráter hereditário.O halach-uinic ou “homem da verdade”, designava o chefe de cada aldeia, que  desempenhava funções civis, militares e religiosas.  
   A suprema autoridade militar era eleita a cada três anos. Outros dois cargos importantes eram os conselheiros e os guardiões.
   A nobreza maia incluía todos que exerciam um cargo importante, além dos sacerdotes, guerreiros e comerciantes.
    Os artesões e camponeses constituíam a classe inferior, além de se dedicarem ao trabalho agrícola e a construção de obras publicas, pagavam impostos a autoridades civis e religiosas. Na base da pirâmide  social estava a classe escrava, integrada por prisioneiros de guerra ou infratores do direito comum, obrigados ao trabalho forçado até obterem perdão de seus crimes.
  Periodo pré -classico ou formativo ( 1.500 a.C - 250 da era cristão )

    Os maias se organizavam em pequenos núcleos, cultivavam milho, feijão, e abóbora. Construíram centro cerimoniais que depois evoluíram e se tornaram cidades com templos, piâmides, palácios e mercados.
Desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia muito sofisticada, sabiam também a fazer  papel, a partir da casca de fícus e com ele produziam seus livros.

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário