sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A América Latina

    A América Latina tem como países, México na América do Norte, Cuba, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Nicaragua, Haiti, Bahamas, Jamaica, Tobago, Porto Rico e Caribe na América Central, e Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai na América do Sul.


       Quando Colombo chegou à América havia milhões de índios vivendo no continente.Cada povo indígena tinha seu idioma, sua cultura, seu modo de sobreviver e de entender o mundo.
        Os espanhóis ficaram especialmente fascinados pelos Incas e pelos Astecas, donos de ricas minas de ouro e de prata.
        Os europeus chamaram os povos da América de índios.Cada povo indígena tinha sua própria vida cultural.
        Os primeiros habitantes da América vieram da Ásia, pelo Estreito de Behring, por volta de 500 a.c.
         Existiram algumas sociedades na América que fascinaram os europeus do século XVI e ainda hoje encantam muitas pessoas: Incas, Maias e Astecas.




Extenção, origem do nome, e a economia neocolonial

    Extenção

A América Latina é o segundo maior continente do mundo, com 42.560.270 km².

  
    O porque de ser América latina

É assim denominado, porque  toda essa vasta área de terra foi colonizada por povos latinos (principalmente portugueses e espanhóis), e porque falam primordialmente línguas românticas.


   
    A economia neocolonial
   Com a independência, a situação econômica latino-americana não mudou muito durante os séculos XIX e XX.
   As metrópoles exerciam  o livre comercio com os centros mais dinâmicos do capitalismo internacional: Inglaterra, França, e Estados Unidos.
   Em relação ao capitalismo internacional, a América Latina continuou desempenhando o papel de produtora e exportadora de matérias-primas e importadora de produtos manufaturados.          Acrescenta-se ainda o recebimento de investimento de capitais excedentes da Europa e dos Estados Unidos.

Formação dos países Latino-Americanos


  A partir do século XVIII e XIX, o que se na América é ao declínio da ocupação européia, pois esse correspondente exatamente ao momento em que a maior parte dos países americanos tornou-se independente.



Clima e paisagem

 
    A América Latina se situa na zona intertropical, predominaram os climas quentes, localizado no extremo sul (Argentina e Chile) e nas áreas montanhosas (Andes).
    Destacam-se as principais paisagens vegetais são: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México, Atacama, Patagônia). 

 





A organização social

     Em um século, de 1800 a 1900, a população cresceu de 20 para 70 milhões de pessoas. A maior parte dela era rural, com poucas cidades importantes.   
     Em alguns países, as campanhas de extermínio foram realizadas por parte dos colonos e dos exércitos nacionais, como o Chile e na Argentina. Concorreram ainda para a exploração indígena: os baixos salários, os trabalhos pesados nas minas e o analfabetismo.
     Com a abolição, os negros continuaram a desempenhar funções de baixa remuneração como trabalhadores rurais, estivadores ou trabalhadores domésticos, nas cidades.

Aspectos econômicos

        Aspectos econômicos da América Latina

      Os países latinos são grandes exportadores de produtos primários, pois tiveram uma industrialização tardia em relação ás nações desenvolvidas, motivos que fez a América Latina se tornar dependente.
      A economia atual, esta diferente, recentemente reformas foram feitas, na agricultura eles começaram a usar máquinas, tecnologia, fertilizantes, etc, no que resultou o aumento de produção e conseqüentemente aumento de lucro.
      A exportação de minério, é uma característica do povo latino, pois ele tem uma certa dependência em relação a alguns minérios.
      O setor industrial é dividido em industrias tradicionais de beneficiamento. Atuam na produção de matéria prima a partir do beneficio de minérios ou produtos agropecuários, incluindo aquelas que produzem bens de consumo, como as tradicionais indústrias alimentícias e têxteis, apesar de alguns países possuírem um setor industrial mais diversificado, que varia desde a indústria de base até  a tecnologia de ponta, com essas características temos o Brasil, a Argentina e o México.

A América Subdesenvolvidas

      A Dívida Externa na América Latina
    Entre as características dos países subdesenvolvidos destaca-se a dependência que eles possuem em relação aos desenvolvidos.
    A dependência se dá em vários campos: Cultural , tecnológico e financeiro. Na prática, uma das formas de dependência é representada pelos investimentos realizados pelas empresas multinacionais e pelo empréstimos feitos pelos governos e bancos dos países desenvolvidos.
    Os empréstimos mais os juros cobrados pelos governos e bancos do exterior tem o nome de dívida externa.
    Os países Latino-Americanos devem altas quantias  aos países desenvolvidos, estando algumas delas entre as maiores do mundo.

Curiosidades

  Família latino-americana
    Os países latino-americanos têm uma história em comum.
    Em 1797, pouco depois do descobrimento da América os representante de Portugal o da Espanha reuniram-se em Tordesilhas (Espanha) e assinaram um documento que recebeu o nome de Tratado de Tordesilhas.

     Aspectos humanos



    A América latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim.Compreende a quase totalidade da América do Sul, exceto a Guiana e o Suriname, que são países germânicos.

Maias



     História

    Provavelmente, os ancestrais do povo  maia, foram os grupos mongóis, que atravessaram uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alasca, onde se localiza hoje, o estreito de Being, há cerca de 15000 anos , no final do pleistoceno.
    Na evolução dos maias há tres grandes períodos o pré- lassico ou formativo, o clássico ou antigo império e o pós clássico ou novo império.

     Cultura maia

    Os maias são provavelmente a primeira civilização a florescer no hemisfério ocidental. Eles ocuparam a América central por mais de vinte séculos, e atingiram  um grau de evolução ( na matemática e astronomia), capaz de sobrepujar os europeus da mesma época.
    É considerado o calendário mais bem elaborado das antigas civilizações pré- colombianas, do qual se deriva o calendário astecas.



                                 

Maias-Organização e Período Pré-Clássico

Organização política e social

   Extremamente hierarquizada, a sociedade maia contava em cada cidade-estado com uma autoridade máxima, de caráter hereditário.O halach-uinic ou “homem da verdade”, designava o chefe de cada aldeia, que  desempenhava funções civis, militares e religiosas.  
   A suprema autoridade militar era eleita a cada três anos. Outros dois cargos importantes eram os conselheiros e os guardiões.
   A nobreza maia incluía todos que exerciam um cargo importante, além dos sacerdotes, guerreiros e comerciantes.
    Os artesões e camponeses constituíam a classe inferior, além de se dedicarem ao trabalho agrícola e a construção de obras publicas, pagavam impostos a autoridades civis e religiosas. Na base da pirâmide  social estava a classe escrava, integrada por prisioneiros de guerra ou infratores do direito comum, obrigados ao trabalho forçado até obterem perdão de seus crimes.
  Periodo pré -classico ou formativo ( 1.500 a.C - 250 da era cristão )

    Os maias se organizavam em pequenos núcleos, cultivavam milho, feijão, e abóbora. Construíram centro cerimoniais que depois evoluíram e se tornaram cidades com templos, piâmides, palácios e mercados.
Desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia muito sofisticada, sabiam também a fazer  papel, a partir da casca de fícus e com ele produziam seus livros.

  




Maias-Período clássico

     Período clássico ou antigo império ( século III - IX )

    No seu auge, a civilização maia tinha mais de quarenta cidades e acredita-se que a população tenha alcançado dois milhões de habitantes, cuja a maior habitava as planícies da região onde é hoje a Guatemala. Viviam fora dos grandes centros e as classes altas em bairros próximos. Moravam em aldeias dedicadas á agricultura, o povo se deslocava até os núcleos urbanos apenas para celebrar rituais religiosos e fazer negócios.
    Uma revolta dos camponeses contra os sacerdotes e o empobrecimento  do solo são, no entanto, um dos motivos mais rasoaveis que teriam levado os maias a abandonarem os núcleos urbanos e arredores, para se instalarem ao norte de Yucatán, onde começou a reorganização do estado que originou o novo império.